19 de novembro de 2008

O corpo é a memória da dança - Parte I

ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE


O nosso instrumento - O CORPO. Ele é que vai desenvolver o que queremos expressar, como um instrumento musical, mas que pode ser tocado somente por uma pessoa: VOCÊ. Assim como o músico necessita de tempo para tocar bem seu instrumento, nós precisamos de tempo para aprendermos e treinarmos bem o nosso instrumento, o nosso corpo.


Não podemos nos esquecer que o corpo, como um sistema vivo merece atenção e certos tipos de cuidados para que não seja danificado. Ele como canal para a dança que desejamos realizar precisa estar em forma, flexível e totalmente alongado para a realização de todos os movimentos sequenciais que o Espírito Santo quiser gerar em nós.

Eu pertenço ao grupo que acredita que a técnica e a unção podem e devem caminhar juntas no tocante à dança no Reino. A técnica dará ao nosso corpo capacidade de exercer o que a unção exigirá de nós. Imagine o que um corpo bem trabalhado com flexibilidade e alongamentos não fará imergido em unção (capacidade sobrenatural para exercer a vontade de Deus)?
Dentro desse aspecto preciso compartilhar mais uma das minhas experiências... Em um momento bem intenso de adoração com danças, eu orei pedindo que o Senhor me levasse além, e falava que eu queria mais de Deus com relação à dança, queria realmente novas experiências... naquele instante houve um silêncio profundo, toda a música que estava ao meu redor sumiu, dai na hora pensei, Deus vai falar comigo... então, ouvi Sua voz suave dizendo: Você quer ir além? Então, preciso que você trabalhe seu físico para que Eu te leve onde eu quero, para o além... hoje você não suportará ir, mas se apresse em prepará-lo, porque você irá...
Eu fiquei totalmente estarecida com isso que ouvi, mas precisei tomar uma posição e investir tempo para "ir além...".

Para que alcancemos um bom desenvolvimento corporal e uma boa constituição de um movimento expressivo precisamos ter uma rotina de exercícios que ampliem a FLEXIBILIDADE e o ALONGAMENTO, indispensáveis ao indivíduo que tem a dança como arte de adoração e profética. É necessário investimento em tempo com exercícios que nos trarão maior mobilidade articular, por envolverem o movimento sobre articulações de forma ampla em todas as direções. E assim, termos uma capacidade maior de dinamismo e expandirmos mais o nosso vocabulário de execução. Para os que gostam e optaram por dançar espontân
eo, tenho uma notícia: você precisa se empenhar mais para que seu individual tenha cheiro de excelência para Deus e para que você não tenha limites na execução de uma mensagem. Sem falar que em muitos casos ministramos com danças às vezes uma à duas horas sem interrupções. Nossos músculos e articulações precisam estar bem condicionados para aguentarem esse "tranco".
Flexibilidade: Qualidade que permite que os movimentos sejam realizados em amplitude máxima, sem que com isso haja lesões ou dor e que depende da elasticidade dos músculos e da mobilidade articular.


Alongamento: forma de trabalho que tem por objetivo a manutenção dos níveis de flexibilidade do indíviduo.

Exercícios de alongamento muscular têm por objetivo aumentar a flexibilidade, mas assim como qualquer tipo de atividade física, ao treinar a flexibilidade o executante deve atentar para algumas regras, assegurando assim uma maior eficiência do treinamento e uma maior segurança na execução dos exercícios.
Os exercícios de alongamento devem ser executados antes como aquecimento com a função de preparar o corpo para os exercícios e ou movimentos que seguirão e após as sessões de treinamento aeróbio (ensaios), e ministraçãoes e apresentações para resultarem em ganhos na flexibilidade e evitarem tensões, estiramentos, e dores posteriores. Como a prática da dança exige a utilização completa dos arcos articulares especificadamente envolvidos em seus gestos, fica muito difícil, se não impossível, a performance de alto rendimento sem se usar de um bom nível de flexibilidade nos segmentos musculares empenhados. O treinamento de flexibilidade deve ser executado pelo menos duas vezes por semana, podendo chegar a até sete vezes por semana, e as sessões devem durar ao menos 20 min. cada. Para um iniciante é interessante treinar poucas vezes por semana para ganhar alguma intimidade com os exercícios e para perceber seus limites. É importante ressaltar que esses exercícios não servem para implementar a força ou a resistência aeróbia.
O executante deve chegar à posição desejada lentamente, alcançando a maior amplitude possível sem que haja dor. A posição deve então ser mantida de 10 a 30 segundos, e então o executante deve relaxar e voltar lentamente para uma posição mais confortável (posição inicial), terminando assim uma repetição.
O ideal é que ao iniciarmos o período de ensaio ou ministração reservemos uns 20 minutos antes e depois para os exercícios de flexibilidade.

Certo
* Respirar suavemente;
* Alongar os músculos de forma lenta e calma;
* Procurar manter uma boa postura;
* Manter cada alongamento por 10 a 15 segundos.

Errado
* Fazer os exercícios apressadamente;
* Alongar os músculos de forma abrupta ou dando solavancos;
* Alongar até sentir dor;
* Prender a respiração enquanto alonga.


Vejamos a seguir exemplos de alguns exercícios de alongamento.



8 comentários:

Aline disse...

Oieeeee

Muito legal aki amei tbem adoro a Deus com Danças

Estou add nos meus favoritos

Bjusss

Suh disse...

oie...
Que a cada dia tenhamo mais condição de investir em nosso instrumento...
Que Deus abenço mt vc.. bjokas da suh!

Coimbra disse...

Olá amada irmã!!!!!
Amei estas dicas,eu faço alongamentos durante a semana;pois temos ensaios apenas uma vez por semana duas horas;é muito pouco,então resolvi fazer os alongamentos em casa,fez MUITA diferença.Agora eu estou tentando fazer abertura,vc sabe de algum alongamento para se chegar a abertura???
Deus te abençõe querida!!!

Anônimo disse...

Realmente devemos investir em nosso instrumento!

mt bom seu blog!
bjos

Anônimo disse...

Ola anjo de Deus... só hj vi seu recadinhu... muito obrigado por ter visitado agente no nosso blog,,,, somos do parana... estou colocando seu blog la nos links ok>>>>>>>

obrigado querida

abraços

www.ciafilhosdedavi.blogspot.com

Muryllo Rosas disse...

Ola Povo de Deus
agradeço a todos que bolaram esse blog
pois muito tem ajudado aqueles que estão precisando e tbm tem sido um ponte de encontro de ministérios,onde podemos conhecer outros ministérios

Amados continuem a investir em seu ministério pois grandes são as obras que Deus tem sobre a vida daquele que perseverar.....Amém

Anônimo disse...

OI MEU NOME É RAFAELA
PARABÉNS PELO SEU BLOG TEM SIDO BENÇÃO EM MINHA VIDA ESTOU COMEÇANDO UM MINISTÉRIO NA MINHA IGREJA E BUSCO ORIENTAÇÕES E AQUI TENHO ACHA MUITAS RESPOSTAS. DEUS CONTINUE TE USANDO

O Incontestável Poder da Fé! disse...

Sou líder do Ministério de dança Aliança Profética do Ministério Apascentar de Campo Grande-RJ, compartilho das mesmas idéias, precisamos desejar o Reino de Deus, só assim exerceremos nosso ministério profético.

Postar um comentário

Obrigada pela visita... volte sempre!