29 de janeiro de 2008

Com que roupa eu vou?

Com que roupa que eu vou?

Em pleno século XXI, onde a sensualidade, a lascívia e a prostituição se apresentam em total normalidade no meio da juventude, uma nova "moda" se extende até nós, onde o corpo se expõe como um objeto de desejo. Na dança atual o corpo passou a ser o protagonista na composição das rotinas de dança, muitas CIAs parecem optar por expor o corpo dos bailarinos numa coreografia fraca e vazia, mas cheia de apelos sensuais.
Trajes com o tamanho cada vez menor, compostos por peças justas,transparentes e decotadas fazem parte de um figurino que precisa estar antenado com o rigor da moda. No âmbito da dança não tem sido diferente, devido a modernidade e descoberta de alguns estilos, houve uma variação de conceitos em relação a apresentação visual. O que antes era clássico, como por exemplo o ballet, onde as roupas eram comportadas e seguiam o seu padrão tradicional e recatado, hoje, após terem surgido outros seguimentos classificados como modernos e contemporâneos, a apresentação visual trilhou o mesmo caminho. As malhas que antes eram apenas para proteção do corpo e ficavam por baixo de uma outra roupa, ganham destaque vindo em tendência como peça única para apresentações. Transparência e decote transmitem a liberdade de expressão e uma irreverência modernista, onde expressam sentimentos totalmente tendenciosos a malícia.
Esse comportamento mostra um desvio por causa do pecado. Sabemos que a dança do Reino de Deus em nada tem haver com essa que tem sido praticada por ai. A bíblia nos mostra outro comportamento a ser tomado com relação ao corpo e o seu uso.

Frequentemente sou abordada sempre com as mesmas dúvidas nessa área. Afinal, qual a roupa mais adequada para ministrarmos ao Senhor? Bem, isso tem sido muito discutido, mas pouco elucidado.

Para obtermos uma resposta sobre o assunto precisamos primeiro aprender e absorver um princípio básico que a bíblia nos apresenta sobre o nosso corpo, que para quem dança é o seu instrumento principal.

VERSÍCULOS CHAVE
ITs 4:3,4,7 e 8; Rm 12:1 e 2; Rm 6:12,13 e 19; Fp 1:20; I Co 3:16 e 17; II Co 6:16 ao 18

" Vocês sabem que são templo (morada) de Deus e que o Espírito Santo de Deus mora dentro de vocês? E se alguém destruir esse templo Deus o destruirá, porque o templo de Deus, que são vocês, é SANTO. Então, fiquem longe, se desviem, impeçam a prostituição e que cada um de vocês saibam possuir o seu corpo em SANTIFICAÇÃO (separado das coisas do mundo) E HONRA (em culto ao Senhor, em castidade, em dignidade), não na paixão de desejo sexual como os outros que não conhecem a Deus. Porque, Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação."***

Considerando os baixos padrões de moralidade que prevalece nos nossos dias, precisamos entender e ter bem esclarecido esse princípio em nós para conclamarmos a igreja para obedecer os padrões de Deus em Santidade.

Veja bem, a dança que entregamos ao Senhor precisa ser santa e a roupa que usaremos para entregar essa dança precisa ser por sua vez condizente com essa santidade. Deixemos de lado os padrões impostos pelo mundo e busquemos do Espírito Santo o padrão que Deus quer da sua igreja para dançar.

Você já recebeu um cartão de aniversário, de amor, de amizade, do seu filho, amigo, namorado? Creio que sim.Eu sempre escrevia cartinhas e cartões para meus pais e meu namorado (hoje meu marido), e o interessante é que eu sempre quis escrever algo pessoal além das mensagens que já vinham escritas nos cartões, desenhava corações e assinava. Tanto meus pais, como meu esposo têm esses cartões até hoje.

Creio que a nossa roupa para dançar é o nosso recadinho pessoal para Deus, é a nossa mensagem escrita pessoalmente.
Com a roupa usamos uma linguagem visual para expressarmos o que queremos entregar ao Senhor. Seja gratidão, seja amor, seja carinho, seja tristeza, seja humilhação, seja arrependimento... A roupa na dança é uma extensão do contexto que entregaremos ao Senhor em adoração. E a dança como um todo é a nossa assinatura.
Portanto, a roupa precisa estar ligada a santificação e ao contexto de possuirmos o nosso corpo com sabedoria.
Qual o recado você tem entregado ao Pai? Qual tipo de roupa tem expressado a sua dança? Qual é a sua assinatura?Nas orientação de Deus a Moisés quanto a roupa dos sacerdotes observamos o cuidado e a importância que Deus dá as vestes que usaremos para ministrar diante dele.
A sua intenção é mostrar o seu corpo? Apesar de ter um belo corpo, não é isso que deve estar em evidência na hora de dançar em adoração.
Existem vários ritimos e estilos a serem dançados e a roupa precisa estar condizente com cada um.

Vejamos...

No Ballet usamos vestidos, longos ou não, com mangas largas ou mais justas, compridas ou não, ou saias rodadas com body. CUIDADO!!! Nada de transparência ou decotes. Procure sempre usar uma malha por baixo do vestido. Para meninas que possuem o busto maior é necessário avaliar o tipo do decote, geralmente os de cortes quadrados e os de gola alta caem melhor e não chamam atenção para os seios.

Já no street dance ou Hip Hop, usamos calças de sarja largas bem despojadas com blusas de malha. CUIDADO!!! Nada de baby look. Coloque um body por baixo da blusa, nada de barriguinhas a mostra. Lembre-se que mesmo sendo um estilo usado para evangelismo não podemos nos enquadrar ao modelo deste século, que nos sugere a barriguinha a mostra nesse tipo de dança. Meninos, nada de cuecas a mostra também, e blusinhas que marcam o físico. Por mais que você tenha os músculos definidos, não é isso que atrairá a presença de Deus e mostrá-los é um sinal de lascívia.

Na contemporânea cai bem calças tipo pantalonas com as pernas bem largas, batas e veus amarrados formam um traje bem confortável. Há ainda estilos que podem ser calças um pouco mais justas, mas sempre acompanhadas com uma bata bem comprida e larga para não ressaltar o quadril e o bumbum.

Em tudo, havendo dúvidas, pare em frente ao espelho e se pergunte se você estaria totalmente a vontade se Jesus estivesse ali do seu lado. As roupas precisam ser confortáveis para a execução dos movimentos. Você precisa estar completamente livre e disponível para fazer o que o Espírito te conduzir.

Quanto ao figurino, ore peça ao Espírito Santo uma direção quanto ao que o Pai quer ver, afinal, você está dançando pra Ele. Muitas vezes já recebi roupas em sonhos e visões, outras simplesmente parei para desenhar e o figurinho fluiu... Esteja em contato com outras pessoas que dançam para trocarem experiências quanto ao melhor tecido, melhor tipo de corte, etc...
NUNCA, MAS NUNCA MESMO IMITE A ROUPA DE NINGUÉM. Lembre-se que o seu recadinho precisa ser pessoal, nada de apresentar o recado dos outros.

Há uma porção de arte criativa para cada um de nós e a nossa fonte é inesgoável!

Que as nossas roupas reflitam a santidade de Deus e que dançemos até que todos profetizem.

*** Versão na linguagem de hoje

10 comentários:

Anônimo disse...

olá, prazer....
Meu nome é Bárbara Thays, sou lider do ministériode dança da minha igreja!
Nossa... amei seu texto escrito acima! muito abençoado!AH! tambem gostaria de saber se teria como nos duas trocar-mos experiencias, musicas, modelos de roupa, etc...
Quero muito ampliar mais e mais meu conhecimento sobre a dança sabe?
PS: meu MSN é barbarathblessed@hotmail.com
um abraço e desde já agradeço! na fé....

Anônimo disse...

olá meu nome é Gabriela ,estou na frente de um ministerio de dança e gostaria de trocarmos informaçoes sobre roupas...
se puder nos abençoar desde ja te agradeço...
bjim ...A Paz do Senhor!

Luanna Souza Marcelino Pereira disse...

oi..
na verdade eu esteva esperando ver desenhos de roupas profeticas..
mais ja e uma ideia pra colok aki !
mesmo assim obrigada!
que Deus abençoe a todos...
continue nos caminhos do senhor .pois ele estará convosco .

amem!
bjoo ♥'

luanna souza disse...

ah meu msn eh luanna1313@hotmail.com

Anônimo disse...

de karol:
Oi Roberta
A Paz do Senhor
amei seu texto
ele realmente me ajudou vc escerve muito bem
vou seguir seus conselhos
obrigada
beijooos

$!lm@r@ disse...

Oi meu nome é Silmara Rodrigues

*Gostaria de umas dicas, para palestras para o meu Grupo de Dança Profética, sobre cores, modelos de roupas mais confortáveis e etc...

Meu msn é: cyumara_@hotmail.com

Mariela Falkine disse...

Roberta
A paz do Senhor
Eu gostaria de me cadastrar no seu site, mas aperto e não acontece nada, queria ler também os testemunhos e não consigo. Me ajuda, por favor, creio estar fazendo alguma coisa errada.
Fica com Deus amada, é muito bom o seu site.

Arena Jov - Caldas Novas disse...

Oie meu nome e Lorrayne
e faço parte do ministerio de dança..
e gostaria de dicas de roupas de adoração,pra dança,etc..
meu email e lorrayne_msj@hotmail.com

pamella disse...

OI
SOU PÂMELLA E LIDERO UM MINISTÉRIO E GOSTARIA DE TROCAR ALGUMAS DICAS COM VOCÊ SOBRE AS VESTES DE ADORAÇÃO.
ADICIONA MEU E-MAIL: PAMY_PB@HOTMAIL.COM
DEUS TE ABENÇOE!

Adoração Profética disse...

A Paz do Senhor, meu nome é Daniele sou líder de dança na minha igreja, tenho 24 anos mas trabalho com o departamento das irmãs é um pouco difícil pois requer muitos cuidados e eu gostaria de estar recebendo seus conselhos como lidar com as irmãs e sobre modelos de roupas pra elas também.
Desde já agradeço sua atenção.Meu msn é danieleeugenio@hotmail.com
Fica com Deus Paz do Senhor.

Postar um comentário

Obrigada pela visita... volte sempre!