28 de dezembro de 2007

Dons? O que é isso? A dança é um dom?

Hum... Dons? O que são e para que servem?

Existe uma grande tarefa que deverá ser executada por toda a igreja (corpo de Cristo).

Como já comentei aqui anteriormente, cada crente é chamado a ministrar, e todos, sem exceção, são necessários. É de extrema importância e indispensável que cada crente encontre o seu lugar no corpo de Cristo e começe imediatamente a trabalhar nele, tendo plena condição de ensinar outros a fazerem o mesmo.

Gostaria de abrir um pequeno parêntese sobre algo que Deus tem falado muito comigo. Que é o que fomos comissionados a fazer...

Fazei DISCÍPULOS: Não apenas novos convertidos.

Temos cometido um grande erro ao pensarmos que uma grande quantidade de conversões finda o nosso trabalho no "IDE" de Jesus. E que isto já basta.Na verdade o que Jesus nos ordena? A fazer discípulos de todas as nações, a discipular as nações. Ensinando-os o que? Todas as coisas que Ele nos ordenou. "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressucitai os mortos, expulsai os demônios, sem receberem nada em troca.Proclamai o Reino!" (Mt 10:7 e 8) Simplificando, façam isso e depois ensinem outros a fazerem o mesmo.Essa é a nossa primeira e mais importante tarefa no Reino de Deus, fazermos as obras de Jesus e apregoarmos o evangelho desse Reino discipulando as nações. Esse mandamento tem sido abafado e esquecido por muitos que se preocupam somente com o "seu ministério", e em como usar os "seus dons", mas esquecem-se de cumprir a ordem mais importante deixada pelo Mestre.

Após esse parêntese, vamos observar algumas coisas sobre os Dons Espirituais.

DONS NÃO SÃO BRINQUEDOS! Dons são instrumentos para a realização da Obra do Espírito Santo. Não são para promover o nosso sucesso ministerial, não são para auto-realização, são para a edificação do REINO, somente dele. O zelo do Senhor não permitirá que você use os dons que Ele te deu para a satisfação do seu ego sem que você sai impune disso.Dom é uma das formas da manifestação do Espírito Santo e vem com uma finalidade específica que sempre convergirá na edificação e implantação do Reino sendo uma capacitação para que você cumpra o seu chamado/minsitério para o qual foi desinado no corpo de Cristo.(Rm. 12: 6-8; I Co. 7:7; I Co. 12:07,11). Somos apenas um instrumento do Senhor para tocar as necessidades do seu provo.

Temos que buscar os dons Espirituais. ( I Co. 14:1). Vejamos os dons espirituais que Paulo lista para a igreja de Corinto:* Palavra de Sabedoria* Palavra de Conhecimento* Fé* Cura* Operação de Milagres* Profecia* Discernimento de Espíritos* Variedade de Línguas* Interpretação de Línguas

Note que dons espirituais são diferentes de talentos. Muita confusão tem surgido com relação a isso, não há uma clareza em definirmos o que é dom espiritual e o que é um talento natural. Creio que isso é devido à uma falta de conhecimento de uma simples definição de dons espirituais.

Depois da definição acima: do que são dons espirituais,para que servem e quais são. Fica fácil o entendimento sobre o que em nós é somente um talento natural. Digo isto dado à muitos incluirem a dança como um dom, quando não é. A dança é um talento natural que há em nós.

Mas, você pode afirmar que a sua dança é fora do normal, sobrenatural. Sim, claro ela pode ser mesmo, mas isso é unção. A unção nos capacita sobrenaturalmente para algo que irá cooperar para que exerçamos o propósito de Deus para nós. Pode parecer complicado no início, mas essa fortaleza criada em nós por ensinos errados precisa cair. Há uma certa dificuldade em processarmos essa afirmação mas, é o que nos ensina a bíblia. Sempre esteve lá, e devido a falta de conhecimento erramos em pensar que a dança é um dom. A dança é um instrumento de adoração, assim como tocar um instrumento também. Só pelo fato de você tocar guitarra bem e adorar ao Senhor com ela, não significa que isso é um dom. Você está adorando ao Senhor com o seu talento. E o Espírito Santo te unge para isso, uma vez que só Ele pode nos capacitar para adorarmos ao Senhor como Lhe é devido. E o mais tremendo nisso é que, os dons espirituais podem se manifestar através da nossa dança, como a cura, a fé, a operação de milagres e profecia. Então, só para esclarecer... não é a dança em si que cura, mas o dom de cura que há em nós pode curar alguém quando estamos dançando.

O Reino de Deus é chegado! Precisamos com toda a eficácia cooperar para a implantação desse Reino. Que busquemos ardentemente os dons Espirituais afim de, sermos capacitados para toda boa obra. Que o Espírito Santo se manifeste em nós e através de nós.


Venha o Teu Reino!!!

Um comentário:

pamella disse...

Obrigada por esclarecer melhor os dons do espírito revelados durante a adoração com danças. Realmente se faz necessário que saibamos que tudo o que ocorre enquanto ministramos os gestos e coreografia vem de Deus e para Ele,pra que o nosso ego diminua e que verdadeiramente sejamos consciente que toda a glória e louvor somente a Deus pertence.

Postar um comentário

Obrigada pela visita... volte sempre!